Depois de todos os preparativos que aconteceram no sábado dia 27-08-1881 finalmente é chegado o dia da inauguração da ferrovia.Domingo dia 28 de agosto de 1881,na estação de Sítio todos aguardam a chegada do imperador Dom Pedro II e sua comitiva,eles chegam antes das 06:00h da manhã no trem da E.F. Dom Pedro II (Central do Brasil),um trem mais que especial da EFOM já está na estação,a locomotiva que irá tracioná-lo na viagem inaugural será a Nº 1,uma Baldwin American do tipo Montezuma com configuração inside-frame (sem contra-balanços) e o maquinista que terá a honra de conduzí-la será o Sr. Felipe Marcheti (uma vila e uma rua em São João del-Rei levam seu nome).
Após a benção da nova estrada de ferro,a primeira genuinamente mineira,o trem deixa a estação de Sítio e parte para a outra ponta da linha,ou seja,São João del-Rei,dá até para imaginar a euforia das pessoas vendo pela primeira vez o tal "cavalo de ferro" soltando fumaça pelos verdes campos de Minas Gerais.
O trem finalmente chega a São João del-Rei à noite,o apito e o sino da locomotiva anunciavam a chegada dos ilustres passageiros,depois do desembarque na estação de São João del-Rei a cerimônia ainda continuou com queima de fogos e apresentação da banda.
Tudo ocorreu com o esperado e estava inaugurada a Estrada de Ferro Oeste de Minas.
O restante da linha que culminaria em Barra do Paraopeba seria construída e inaugurada poucos anos mais tarde.
Cem anos mais tarde,em 28 de agosto de 1981 foi inaugurado o museu ferroviário e a peça principal de seu acervo é a locomotiva Nº 1 que inaugurou a ferrovia,tal evento contou com a presença de descendentes da família Baldwin que vieram conferir o local com o maior número de locomotivas Baldwin's em plena atividade,vale lembrar que a linha da bitolinha da EFOM não é a única do mundo em bitola de 76 cm como dizem,é sim a única do Brasil,também não é a ferrovia mais antiga em funcionamento,é sim a mais antiga em funcionamento ininterrupto do mundo,outro fato que deve ser lembrado é que muitas pessoas e inclusive a mídia dizem que o trem turístico de São João del-Rei é "puxado por locomotivas da época do império",isso é a maior mentira pois as locomotivas que tracionam o trem turístico hoje foram fabricadas entre 1908 e 1919,ou seja,o Brasil já era uma república,mas existem locomotivas imperiais "preservadas" em São João del-Rei.
Fonte de pesquisa: "Uma Viagem pelos Trilhos da Centro Oeste" de Ricardo Coimbra (ótimo livro)
![]() |
Inauguração da EFOM (provavelmente a cerimônia de assinatura).Acervo do Arquivo Público Mineiro. |
![]() |
A locomotiva N° 1 na fábrica em abril de 1880.Foto Baldwin Locomotive Works. |
![]() |
A Nº 1 em 1972 como monumento estático na sede da Viação Férrea Centro-Oeste (VFCO) em Belo Horizonte.Foto de Guido Motta |
![]() |
A Nº 1 colocada na carreta que a traria de volta a São João del-Rei em 1979. |
![]() |
A Nº 1 em São João del-Rei em 1980,pouco antes de ser levada ao museu.Autor desconhecido. |
A Nº 1 dentro do museu em 2010.Foto de Thiago Lopes de Resende. |