Tempos atrás eu estava admirando algumas fotos de trens no
http://www.panoramio.com/ quando vi uma foto do viaduto da Ferrovia do Aço (RFFSA SR-3) próximo a Fazenda do Pombal,na foto aparece uma estrada de terra que era o leito da "linha do sertão" da bitolinha e a estação mais próxima desse local era a de Ibitutinga (que apesar de ficar mais próxima a Ritápolis na verdade pertencia a São João del-Rei),desde então fiquei imaginando como deveria ser a época em que ainda havia os trilhos da SR-2 lá,pesquisei muito mas não achava fotos desse local antes de 1984 (ano da erradicação da bitolinha) até que ontem encontrei uma raridade no site
http://www.paradadotrem.com.br/, trata-se de um trem misto da bitolinha prestes a passar por baixo do viaduto da Ferrovia do Aço (se observar bem no canto superior direito dá pra ver que o viaduto está inacabado) rumo a São João del-Rei.
Por enquanto esse é um dos dois registros que consegui desse local antes de 1984,se alguém tiver mais fotos por favor me diga.
Imagine se esse trecho do Pombal fosse conservado como o de Tiradentes como sugeriu na época o Sr. Benito Mussolini (maquinista) entre outros...
|
Estrada de terra que serviu de leito ferroviário por aproximadamente 100 anos.Foto de André Luís Vieira. |
|
Foto de satélite do Google Earth mostrando o encontro das duas ferrovias (a bitolinha já desativada).Legendas feitas por Thiago Lopes de Resende. |
|
Foto montagem sendo a maior de uma composição passando pela Av. Leite de Castro e a menor bem pequena no canto superior esquerdo mostrando uma composição da bitolinha próxima ao viaduto perto da Fazenda do Pombal.Acervo ABPF - NEOM. |
|
Eis a raridade,uma composição mista retornando que acabou de passar pela estação de Ibitutinga se aproxima do viaduto da Ferrovia do Aço.Foto do site http://www.paradadotrem.com.br/. |
É isso aí Thiago, a gente tem que botar fé no que acredita e no que, pra nós, tem significado. Nos trens, por exemplo, que nos levam onde a gente quer ir, se a gente não sair dos trilhos. Veja o que já postei sobre nossa querida Maria Fumaça:
ResponderExcluirhttp://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/02/em-sao-joao-del-rei-maria-fumaca-e-um.html
Sucesso!
Estou convertendo uma locomotiva 2-8-0 para a 68 do senhor Emídio, e surgiram muitas dúvidas gostava muito de falar contigo por mail
ResponderExcluiromaquinista@live.com.pt
Oi Antônio,é por esse motivo que resolvi fazer esse blog,tomei conhecimento do seu blog ontem ao pesquisar sobre a festa do Divino,gostei muito.
ResponderExcluirOlá maquinista,será um grande prazer auxiliá-lo na modificação de sua máquina,a 68 sempre chamou a atenção por ser completamente fora do padrão das outras locomotivas da bitolinha.Você pode manter contato comigo pelo e-mail loucoportrens@gmail.com .
ResponderExcluirOlá Thiago aqui é o Renato dono e criador do site: paradadotrem.com.br
ResponderExcluirEsse é o intuito do site mostrar para os amantes da ferrovia a nossa rica historia que não pode e nem deve ser esquecida.
Enquanto estivermos aqui fassamos a nossa parte de preservar a historia.
Precisando conte comigo.
Pode deixar Renato,e conte comigo também.
ResponderExcluirObrigado pela visita e fique com Deus!