sábado, 27 de agosto de 2011

Véspera dos 130 anos da EFOM

 Sábado 27 de agosto de 2011,apenas mais um dia que vai passando rapidamente,é nada de mais,mas imaginem um mesmo sábado dia 27 de agosto exatamente 130 anos atrás,isso mesmo por coincidência o dia 27 de agosto de 1881 também caiu num sábado,mas o que tem essa data de tão especial?
 Os primeiros ferroviários da recém criada "Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas" nesse dia deveriam estar apreensivos pois se tratava da véspera da inauguração oficial da estrada de ferro,de Sítio (Antônio Carlos) a São João del-Rei todas as estações,lugares estavam sendo preparados para a viagem inaugural da primeira ferrovia de Minas Gerais (lembrando que até a criação da EFOM todas as ferrovias que adentravam o território mineiro pertenciam a outros estados),tudo deveria ocorrer como o esperado,a locomotiva,os carros,os vagões,os trabalhadores,etc,nada poderia falhar no dia seguinte.
 A estação mais antiga da EFOM era a estação de Sítio que foi aberta pela Estrada de Ferro Dom Pedro II (Central do Brasil) em 21 de março de 1878 mas as primeiras estações construídas pela EFOM foram as de Padre Brito (ilhéus) e Barroso ambas inauguradas em 30 de setembro de 1880 quando os trens começaram a trafegar auxiliando nos testes,o trecho até Barroso era de 49 Km e depois foi extendida até São João del-Rei.
 Quando a linha chegou até São João del-Rei a EFOM já havia construído mais estações ou paradas no trecho,então por ordem de quilometragem a sequência era, Sítio no Km 0;Padre Brito no Km 23,3;Barroso no Km 48,8;Prados no Km 67,8;São José del-Rei (Tiradentes) no Km 85,6;Casa de Pedra no Km 88,5 e São João del-Rei no Km 98,4 desta lista apenas as estações de Sítio,Padre Brito e Barroso haviam sido inauguradas antes,o restante foi inaugurado juntamente com a linha até São João del-Rei.
 Um fato curioso era a declividade da linha nesse trecho de quase 100 Km,de São João del-Rei até Sítio a linha subia 179 metros sendo o trecho próximo a Padre Brito o mais inclinado.

Continua... 

1- Sítio

2- Padre Brito

3- Barroso

4- Prados



5- São José del-Rei
6- Casa de Pedra
7- São João del-Rei








2 comentários:

  1. Olá Thiago boa tarde!
    Esta já quase fazendo um mês que a EFOM aniversariou com seus cento e trina e um ano, conforme já dito em outros comentários, moro bem próximo ao Km 48 no Bairro Guimarães em Barroso MG.
    Abraços.
    Vicente

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Meu chamo André e moro em Belo Horizonte. Estou buscando informações sobre meu bisavô que trabalhou na EFOM como guarda chaves da linha de trem. Sabemos seu nome e que era de cidadania portuguesa. Sabem me informar se existe registro de ex funcionários? Aguardo ansiosamente por seu contato.
    Grato

    André Carvalho
    metamorphoseaudiovisual@gmail.com

    ResponderExcluir