domingo, 21 de agosto de 2011

O típico trenzinho rural

 Saudações amigos,sei que já faz muito tempo que não posto nada no blog,na verdade é muito difícil conseguir material sobre a bitolinha da EFOM,muitos arquivos não são compartilhados,muitas coisas já se perderam ou estão guardadas à sete chaves,enfim o que apresentarei hoje são algumas fotografias de um trem misto no fim do trecho (na época dessas fotos o fim da linha era o Posto PBA),elas parecem ter sido tiradas em um dia calmo que poderia ser um dos últimos momentos dessa linha centenária,podemos notar claramente a falta da movimentação típica dessas estações.
 A estação de Aureliano Mourão foi uma das mais importantes da linha juntamente com São João del-Rei,Antônio Carlos,Ribeirão Vermelho,Divinópolis,etc...era uma estação típica de lugares grandes porém ficava escondida no meio do mato,era do tipo triangular (a segunda que foi erguida nos anos 40 pois a estação antiga era semelhante a de Álvaro Botelho).
 Pelas fotos podemos ver a quantidade de curvas que essa linha desenhava pelos campos de Minas Gerais,devia ser muito prazeroso fazer uma viagem de Maria-Fumaça até esses lugares,até a revista Quatro Rodas percorreu alguns trechos dessa linha no começo dos anos 1980 para divulgar o turismo na região,mal sabiam que poucos anos depois daquela matéria os políticos acabariam com tudo aquilo.Até hoje as pessoas não se deram conta da importância dessa ferrovia,ela não é a única ferrovia de bitola de 76 cm do mundo como dizem,mas é a única com essa bitola no Brasil.Ferrovias de bitola estreita sempre despertam a curiosidade das pessoas,a composição parece se equilibrar em cima dos trilhos.Quanto ao zêlo pelo patrimônio,o Brasil não é exemplo para nenhum país,parece que o descaso e a corrupção vieram no pacote chamado República.
 O trem fazia o mesmo papel do caminhão do leite,dos Correios,entre outras coisas,mas resolveram acabar com a linha para a ceder lugar as rodovias e estradas,só que não é bem isso que aconteceu,muitos lugares por onde passava a linha da bitolinha ficaram isolados sem ao menos uma estradinha de terra que preste.
 Meu avô ia pra roça de trem,ia trabalhar de pedreiro de trem,ia pescar de trem,ia simplesmente passear de trem e ele me diz que sente saudades dessa época,mas eu jamais saberei como ele se sentia nessas viagens longas passando por casinhas rurais e fazendas...

Ponte do Inferno vista de cima.Autor desconhecido.

Pátio de Aureliano Mourão.Autor desconhecido.

Pátio de Aureliano Mourão.Autor desconhecido.

Pátio de Aureliano Mourão.Autor desconhecido.

Pátio de Aureliano Mourão.Autor desconhecido.

Pátio de Aureliano Mourão.Autor desconhecido.

Pátio de Aureliano Mourão,destaque para a linha de bitola mista de 76 cm e 1 metro.Autor desconhecido.

Interior da estação de Aureliano Mourão.Autor desconhecido.

Saindo para o Posto PBA perto de Aureliano Mourão.Autor desconhecido.

Provavelmente a caminho do Posto PBA.Autor desconhecido.

Trem parado no Posto PBA,note o maquinista (ou foguista) lubrificando a locomotiva 37.Autor desconhecido.

Locomotiva 37 no Posto PBA.Autor desconhecido.

Baldeação de passageiros no Posto PBA.Autor desconhecido.

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