terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O início de uma história

Primitiva estação de São João del-Rei no início do século XX.Acervo NEOM-ABPF.

Locomotiva RFFSA SR-2 Nº 60 tracionando um trem de socorro,saindo de São João del-Rei pela linha de Antônio Carlos.Autor desconhecido.

Foto mostrando as duas saídas de São João del-Rei,á esquerda a linha saía para Aureliano Mourão e á direita para Antônio Carlos.Autor desconhecido.

Trem partindo de Tiradentes rumo á Antônio Carlos

Este deve ser um dos últimos registros da estação de Tiradentes antes da chegada do girador de Antônio Carlos e da erradicação da maior parte das linhas da bitolinha restando apenas o trecho de São João del-Rei á Tiradentes que até o final de 1984 estaria consumada,na foto o trem está posicionado na direção de São João del-Rei em fevereiro de 1984.Autor desconhecido.

Locomotiva Consolidation Nº 60 pronta para a viagem até Antônio Carlos.Autor desconhecido.
Estação de Barroso por volta de 1910.Autor desconhecido.

Locomotiva Ten-Wheeler RFFSA-SR2 N° 42 na plataforma da estação de Barroso provavelmente no início da década de 1980.Autor desconhecido.
Ruínas estação (posto telegráfico) de Ilhéus (depois Padre Brito).Foto de Edmilson.
Locomotiva Ten-Wheeler VFCO 39 manobrando no pátio da estação de Antônio Carlos bem em frente a uma escola,isso devia ser a alegria da criançada e um tormento para os professores.Autor desconhecido.

Locomotiva Ten-Wheeler VCFO 41 em cima do girador em Antônio Carlos,esse mesmo girador está hoje em Tiradentes.Autor desconhecido.

Mais um registro da VFCO 41 no girador em Antônio Carlos.Autor desconhecido.
Este é provavelmente o primeiro registro da linha pois a locomotiva Nº 2 parece estar auxiliando na construção da estrada,dá pra notar que a linha ainda nem tinha atingido a plataforma da estação,a caixa d'água que aparece na foto ainda está de pé até os dias hoje servindo como oratório,mas antigamente ela abastecia as locomotivas da Central do Brasil e da EFOM,o ano da foto é 1880.Autor desconhecido.
 No dia 02/02/1878 nascia a "Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas" que seria a ferrovia com bitola (medida da distância entre os trilhos) totalmente diferente das outras ferrovias do Brasil que na época já tinha as medidas de bitola 1,60m,1m,90cm,60cm,etc...com cada uma das medidas sendo usadas em pelo menos duas ferrovias,mas a EFOM adotaria a bitola de 76cm,essa decisão representou grande economia na sua construção pois os raios das curvas poderiam ser mais fechados,etc...
 Em 30/07/1881 apareceria o primeiro trem em São João del-Rei apenas para testar a linha,mas em 28/08/1881 a ferrovia era inaugurada oficialmente com a presença de Dom Pedro II e sua comitiva.Após a benção da estrada,da máquina e dos carros,o trem puxado pela locomotiva Nº1 saiu de Sítio (depois Antônio Carlos) que era o Km 0 da linha rumo á São João del-Rei onde chegou ás 22 horas e 5 minutos.
 Desde o início estava estipulado que a ferrovia deveria ligar um ponto da Estrada de Ferro Dom Pedro II (depois Estrada de Ferro Central do Brasil) até um ponto navegável do Rio Grande onde havia a operação de barcos á vapor,mas na inauguração a linha só chegava até São João del-Rei,mais tarde seria prolongada.Na data da inauguração além das estações de ponta de linha,já estavam prontas as de Barroso (segunda a ser construída,ou primeira se considerármos que a de Sítio já estava operando na EFCB desde 21/03/1878,ou seja,antes construírem a EFOM),Ilhéus e Capão Redondo (que eram postos telegráficos) e São José del-Rei (depois Tiradentes).A locomotiva da inauguração,que também foi a primeira a ser encomendada é a Baldwin American 4-4-0 inside-frame Nº 1 que se encontra preservada dentro do museu ferroviário de São João del-Rei.

2 comentários:

  1. Bons tempos, boas coisas. Se fosse hoje em dia, seria o paraíso dos ferreomalucos

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  2. Ah,seria mesmo,sem contar que evitaria essa quantidade de acidentes rodoviários que acontecem nas rodovias e estradas que ligam justamente os mesmos lugares que eram atendidos pelo trem.

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