Desde criança tenho duas paixões que são trens e aviões e não saberia dizer de qual das duas máquinas gosto mais.No meu aniversário de 1 ano ganhei um ferrorama,quando aprendi a trabalhar com madeira tinha uns 9 anos de idade e as primeiras coisas que fiz foram justamente um trem e um avião,depois que aprendi tocar violão,viola e guitarra os trens e os aviões ficaram em segundo plano pois tinha uma banda e me dedicava muito a ela,mas quando se trabalha em conjunto e as idéias dos membros não se combinam entre si a coisa complica,não vou dizer que não aproveitei o momento,muito pelo contrário,mas chegou um ponto em que alguns dos meus amigos não estavam levando a banda a sério aí resolvi parar de tocar em bandas e agora só toco guitarra no meu quarto e estou feliz pois não dependo de mais ninguém para tocar uma simples música,bom o que isso tem a ver com ferreomodelismo?Diante desse experiência com as bandas em que toquei resolvi arranjar alguma válvula de escape para amenizar o estresse do dia a dia,primeiro tentei o aeromodelismo mas já no meu primeiro avião não tive sorte,gastei muito dinheiro e ele era ruinzinho,agora só tenho miniaturas de aviões,aí em meados de 2010 levei minha sobrinha de 1 ano para passear de trem aqui em São João del-Rei e depois do passeio ela não parava de falar do trem "titimu vê tem" isso queria dizer "titio quero ver o trem",ela falava isso quando queria ver as fotos do passeio no computador.Aí pensei,moro em São João del-Rei,aqui nós temos a maior coleção de locomotivas Baldwins em um só lugar no mundo,porque não fazer uma maquete de trem mas inspirada na nossa Bitolinha?Pronto só bastou isso e depois de pesquisar descobri que aqui em São João a EFOM operou 3 tipos de locomotivas Baldwins,as 4-4-0 American,as 4-6-0 Ten-Wheeler e as 2-8-0 Consolidation,mas onde achar locomotivas iguais a essas ou parecidas em miniatura?Entrei na internet e vi que no Brasil a Frateschi fabricava os modelos 4-6-0 e 2-8-0 em escala HO ou 1:87 (isso significa que 87 dessas miniaturas equivalem em tamanho a uma locomotiva real),encontrar material nessa escala não foi difícil,o problema de se construir uma maquete ferroviária é que você tem que ter muito espaço e dinheiro,espaço eu consegui mas dinheiro,tive que economizar bastante.
Meu primeiro projeto foi um circuito oval simples e sem desvios e teria que caber em um tablado com 1,10 m x 1,25 m.Comprei a madeira,os trilhos,a primeira locomotiva (4-6-0),um carro de passageiros e um carro bagageiro,como era a minha primeira maquete e não tinha nenhuma experência,decidi fazer o gramado com serragem tingida,e depois comprei uma casinha,um fusquinha,alguns eucaliptos e uma igreja.Posso afirmar que tirando a casinha e o fusquinha,modifiquei todo o restante do material,incluindo a locomotiva e os vagões.
Somente quando iniciei a montagem da minha pequena ferrovia foi que percebi que nada era fácil de fazer,mas muito prazeroso,que se aventurar nesse hobby terá que ter em mente que não será em um dia ou uma semana que tudo estará pronto,por exemplo,o processo de aplicação do gesso para formar o relevo demora muito pois tem que ser feito uma camada de cada vêz,a colocação do lastro (pedras que ficam em baixo dos dormentes) também é um processo demorado bem como a própria colocação dos trilhos.Mas ao final do trabalho você nem ligará para isso.De tanto fazer experimentos com a locomotiva 4-6-0 acabei desregulando suas braçagens,então deixei ela estática e comprei uma 2-8-0,ambas foram pintadas como as 41 e 68 da Bitolinha e foi tudo á mão,pois não tenho aerógrafo e muito menos sou um bom pintor,mas o importante é você mesmo ficar satisfeito com o resultado e eu fiquei,não que as opiniões não sejam importantes,recebi várias dicas durante o trabalho e muitas delas foram usadas.
Infelizmente não tirei muitas fotos da minha primeira maquete,mas aí estão algumas delas.
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Locomotiva 4-6-0 Frateschi quando já havia iniciado a pintura.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Locomotiva 4-6-0 e carro bagageiro Frateschi quando já havia iniciado a pintura.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Locomotiva 4-6-0 e carro bagageiro Frateschi quando já havia iniciado a pintura,note o lastro de cascalho na linha.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Locomotiva 4-6-0 e carro bagageiro Frateschi com pintura feita a mão.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Locomotiva 4-6-0 no começo da pintura.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Locomotiva 4-6-0 de frente.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Detalhe da confecção do túnel.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Relevo feito com gêsso.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Relevo feito com gêsso.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Locomotiva na passagem de nível.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Locomotiva na passagem de nível.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Locomotiva na passagem de nível.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Tender na passagem de nível.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Detalhe dos trilhos.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Tender.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Detalhe da grade que fiz para o tender da locomotiva.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Casinha velha e fusca.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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A maquete já começava a ganhar "vida".Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Modificando a parte elétrica.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Poste aceso na estação.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Estação á noite.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Ferramentas que usei para fazer algumas peças da locomotiva 2-8-0.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Fazendo o limpa-trilhos.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Locomotiva 2-8-0 Frateschi.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Aqui o limpa-trilhos feito de lata e cobre já está colocado na locomotiva.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Engate frontal feito de cobre.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Pintando o interior da locomotiva.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Minhas "meninas".Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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68 & 41.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Minha 68 nos trilhos da EFOM em frente a estação Chagas Dória.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Aí estão as 41,a original (modificada) e a miniatura.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
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Essa foto da RFFSA 41 serviu de modelo para a minha pintura na miniatura.Foto de Hugo Caramuru. |
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E essa da VFCO 68 com estrelas natalinas serviu de modelo para a minha 2-8-0.Autor desconhecido. |
Apesar de existirem várias escalas,as mais comuns no mundo todo são as escala HO e N,no Brasil só se fabrica a HO todas as outras são importadas,quando terminei essa primeira maquete apesar de todo esforço algo me incomodava,foi quando percebi que a bitola dos trilhos não se parecia em nada com a Bitolinha de 760 mm de São João del-Rei aí pesquisei e descobri que a escala HO equivale a bitola larga de 1.435 mm,mas foi só isso e mesmo assim não me tirou o prazer de ver o trenzinho rodando na mini ferrovia.Porém esse pequeno detalhe me levaria a segunda maquete que falarei adiante aqui no blog.Por enquanto é só.Ah,qualquer coisa em que eu puder ajudar sobre o assunto é só perguntarem.
Nossa Thi ficou muito legal!!! Você é o cara mesmo!!!
ResponderExcluirSou nada Luciana,sou apenas um curioso que gosta muito de aviões e trens,semana que vem deve chegar dos EUA o "restante" do material que eu encomendei para a minha segunda maquete que é muito mais realística do que a primeira,vai chegar mais dois vagões,uma estação,pessoas e animais (figuras em plástico e chumbo) e mais alguns ítens para a confecção da vegetação.
ResponderExcluirThiago, você está fazendo um excelente trabalho, poucas pessoas conseguem fazer uma maquete simples e bonitinha ao mesmo tempo, e vejo pelas fotos que você tem mesmo vocação para a coisa. Espero um dia poder fazer minha própria maquete e quem sabe um dia conhecer pessoalmente o seu trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirQuando quiser visitar minhas maquetes basta me dizer,terei o maior prazer em recebê-lo em minha casa.
ResponderExcluirMuito legal mesmo, tanto a maquete como as locomotivas, parabéns!!
ResponderExcluirSó uma duvida, como você fez as grades do tender pra colocar lenha ?
Qual tipo de tinta você utilizou em sua loco?
ResponderExcluirOi Wyllyan,eu utilizei as tintas Acrilex fosca para artesanato (tampinha verde),na minha humilde opinião não ficam devendo em nada para as marcas importadas,é só saber diluir caso necessário.A vantagem é o preço bem acessível.
ResponderExcluirThiago vc vende essas locomotivas
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