quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Prolongamento da linha rumo ao oeste de Minas Gerais



 
Estação de Barra do Paraopeba ainda com o nome de Paraopeba em 1922,aqui era o "ponto final" da EFOM.Foto do livro "Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo" de Mucio Jansen Vaz

Estação do Clarindo, possivelmente na sua inauguração (1927). Acervo Bóris Costa Dolabella.

Locomotiva 58 da RMV em frente á estação de Abaeté em 1950.Acervo NEOM-ABPF.

Estação de Martinho Campos ainda com o nome de Abadia.Autor desconhecido.

A estação de Cardosos em 2003.Foto Gutierrez Lhamas Coelho.
Locomotiva 58 em frente á estação de São Gonçalo do Pará em 1964.Acervo de Jonas Carvalho.
A antiga estação de Divinópolis,à esquerda,ainda com o nome de Henrique Galvão em 1900.Autor desconhecido.
Estação de Gonçalves Ferreira em 1901.Acervo Jonas Augusto.
Estação de Carmo da Mata em 1922.Foto do livro "Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo" de Mucio Jansen Vaz,cedida por Bruno N. Campos.
A estação primitiva de Folha Larga,em 1956. www.patriamineira.com.br
A estação de Fromm,em construção de um novo prédio em 1922.Foto do livro "Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo" de Mucio Jansen Vaz,cedida por Bruno N. Campos.
Estação de Oliveira em 1912.Foto extraída do livro "West of Minas Narrow Gauge" de Paul Waters,2001.
A estação de Antônio Justiniano em janeiro de 2008.Foto Waldemar da FCA.
 Estação de Bom Sucesso em 1922.Foto do livro "Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo" de Mucio Jansen Vaz,cedida por Bruno N. Campos.
A primitiva estação de Aureliano Mourão em 1925.Autor desconhecido.
 Estação de Ibituruna em 1922.Foto do livro "Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo" de Mucio Jansen Vaz,cedida por Bruno N. Campos.

A estação de Coqueiros em 1980.Foto acervo Hugo Caramuru,cedida por Bruno Campos.


A estação de Nazareno em 1980.Foto acervo Hugo Caramuru,cedida por Bruno Campos.

A estação de Congo Fino em 1980.Foto acervo Hugo Caramuru,cedida por Bruno Campos.
A estação de Mestre Ventura em 1980.Foto acervo Hugo Caramuru,cedida por Bruno Campos.
A estação de Ibitutinga (antiga Santa Rita) em 1980.Foto acervo Hugo Caramuru,cedida por Bruno Campos.
A estação de Pedra Negra (ramal de Ribeirão Vermelho) em 2002.Foto extraída do livro "As ferrovias em Minas Gerais",de Pimenta, Eleutério e Caramuru, SESC, 2003.
A estação de Álvaro Botelho (ramal de Ribeirão Vermelho) em 1910.Autor desconhecido.
Estação de Ribeirão Vermelho.Autor desconhecido.
 Depois de inaugurado o trecho inicial da ferrovia de Sítio á São João del-Rei a ferrovia já no primeiro ano de operação registrou prejuízo por causa do traçado escolhido que seguia as márgens do Rio das Mortes,então por causa das fortes chuvas que provocaram uma enchente,a linha foi destruída em vários pontos,o lastro que era feito com cascalho retirado do fundo do rio foi levado pela água,enfim,boa parte da via teve de ser reconstruída.Mas em agosto de 1885 a EFOM conseguiu a concessão para prolongar a linha de São João del-Rei até Oliveira,nesse trecho em Aureliano Mourão partia um ramal levando a linha até Ribeirão Vermelho,esse ramal completava a proposta inicial que era construir uma ferrovia que deveria fazer a ligação de um ponto da Estrada de Ferro Dom Pedro II (estação de Sítio) com um ponto navegável do Rio Grande (estação de Ribeirão Vermelho) onde já se operava embarcações á vapor.Continuando na linha tronco (principal),esta seguia até Oliveira e em 1890 se iniciou a construção do último trecho da linha tronco que chegaria em 1894 em Barra do Paraopeba,assim a EFOM fazia a ligação Estrada de Ferro Dom Pedro II com a navegação do Rio Grande e do Rio São Francisco totalizando até esse ponto quase 602 Km de linha.Na próxima postagem falarei sobre os outros ramais da EFOM.

4 comentários:

  1. Poderia me auxiliar busco a localizacao cidade do Estribo Santo Antimo, que aparece num catalogo telegrafico de 1927, estribo xp via Augusto Pestana. Ele ficava nas imediacoes da fazenda do meu bisavo Giuseppe Pietroluongo e foi construido a pedido dele pela ferrovia, em 1922 aprox. Sant Antimo é o nome de sua cidade na Provincia de Napoles, Italia. Pertenceu a EFOM, depois RMV.
    Grato.

    Luiz Fernando Pietroluongo
    lpietroluongo@gmail.com
    Santos SP

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  2. Parab3ns Thiago pelo trabalho!Sou filha de funcionário fa RMV,meu pai já falecido.Viajamos,eu e irmãos inúmeras vezes na companhia de nosdo pai.Ele trabalhou por muitos anos em São João del Rei e depois em:Uruburetama,Tobati,Ibitimirim,Catiara ,Carmo da Mata e Antonio
    Justiniano.Lembro-me quando viajávamos à noite com a Maria Fumaça(locomotiva) ela soltava fagulhas e meu pai se esforçava por tentar apagá-las,protegendo nossas roupas!Várias emoções tivemos viajando com ela Maria Fumaça e com nosso pai!!Obrigada por me dar o prazer de recordar coisas da minha infância!Deus abençoe vc!

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    1. Já que trabalhou na região, saberia me responder até quando funcionou o ramal de Gonçalves Ferreira a Cláudio?

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    2. Se você visualizar esta resposta favor responder no email netoabel00@gmail.com

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