quarta-feira, 2 de março de 2011

As Locomotivas


 Caros leitores,como já havia dito em uma postagem anterior,a Bitolinha da EFOM operou 3 tipos de locomotivas (com variações) em bitola de 760 mm,são elas as 4-4-0 (American),4-6-0 (Ten-Wheeler) e 2-8-0 (Consolidation) que foram fabricadas em sua maioria pela Baldwin Locomotives Works e algumas pela ALco e outras ainda montadas nas oficinas da EFOM,certo,mas como diferenciar esses modelos?Para isso existe a classificação White para locomotivas a vapor,por exemplo,uma locomotiva consolidation tem 2 rodas no truque guia seguidas por 8 rodas motrizes (tração) e não possuem um truque guia traseiro,daí a numeração 2-8-0,quanto a variação de um mesmo tipo de locomotiva,podemos tomar como exemplo as atuais locomotivas Nº 1 e Nº 22,sabemos que ambas são do tipo 4-4-0,mas a Nº 1 é inside-frame e a Nº 22 é outside-frame,explicar essa variação é complicado pra mim,mas observando as fotos abaixo dá para perceber que na variação inside-frame as braçagens são fixadas diretamente nas rodas,enquanto na outside-frame elas são fixadas nos contrabalanços que por sua vez transmitem o movimento para as rodas,as locomotivas inside-frame são visivelmente mais estreitas que as outside-frame,devida a essa característica muitos maquinistas que chegaram a trabalhar com as inside-frame relatam que era muito comum elas tombarem na linha por não possuirem um bom equilíbrio,esse problema as outside-frame não tinha já que são mais largas,isso possibilitava um melhor equilíbrio na estreita bitola de 760 mm da Bitolinha.
 Com relação a velocidade e força de tração,podemos dizer que as 4-4-0 são mais rápidas e menos potentes por isso tracionavam os trens expressos de passageiros,já as 2-8-0 são lentas mas muito fortes e eram usadas nos trens puramente cargueiros,quanto as 4-6-0,esse tipo foi o mais versátil pois essas locomotivas são mais forte que as 4-4-0 e mais rápidas que as 2-8-0 e eram usadas geralmente para puxar trens misto de carga e passageiros.É interessante notar que na época da erradicação (final dos anos 70 e começo dos anos 80) até as 4-4-0 estavam puxando trens só de carga,talvêz um sinal de que a Bitolinha estava com os dias contados.
 Por causa da força de tração,os trens de socorro eram geralmente feitos por locomotivas 2-8-0 por essas serem as mais fortes.

Locomotiva inside-frame 4-4-0 Nº 1 no começo da década de 1980 no pátio da estação de São João del-Rei.Autor desconhecido.

Locomotiva inside-frame 4-4-0 Nº 1,detalhe da braçagem fixada diretamente na roda.Autor desconhecido.

Locomotiva inside-frame 4-4-0 Nº 1 de frente já dentro do museu ferroviário de São João del-Rei em 2010,note como ela é alta e estreita,esse era o motivo de tantos tombamentos na linha.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Locomotiva outside-frame 4-4-0 Nº 22 na estação de São João del-Rei no começo da década de 2000 ou final de 1999.Autor desconhecido.

Locomotiva outside-frame 4-4-0 Nº 22 em Tiradentes no ano de 2010,detalhe da braçagem fixada nos contrabalanços das rodas.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Locomotiva outside-frame 4-4-0 Nº 22 vista de frente parada na estação de Tiradentes no ano de 2010,perceba como essa variação é mais larga que a inside-frame.Foto de Thiago Lopes de Resende.
Trem de socorro com locomotiva 2-8-0 Nº 66 no pátio da estação de São João del-Rei.Foto de Herbert Graf.

Locomotiva 2-8-0 Nº 70 em 1972,essa era a locomotiva mais forte da bitolinha.Foto de Guido Motta.

Trem misto com locomotiva 4-6-0 Nº 41 saindo da estação de São João del-Rei pela Av. Leite de Castro.Foto de Herbert Graf.

Locomotiva 2-8-0 Nº 60 tracionando um trem cargueiro em frente a estação de Barroso.Autor desconhecido.

Trem expresso com locomotiva 4-4-0 Nº 21 em algum lugar do trecho São João del-Rei a Antônio Carlos.Autor desconhecido.

Trem misto com locomotiva 4-6-0 Nº 40 em algum lugar do trecho São João del-Rei a Antônio Carlos.Autor desconhecido.

Locomotiva 2-8-0 Nº 69 em cima de um vagão prancha da RFFSA.Autor desconhecido

Trem misto com locomotiva 4-6-0 Nº 39,essa locomotiva não existe mais.Foto de Charles Small.

2 comentários:

  1. Não sei se a Nº 1 chegou a tombar,se você observar a Nº 1 (único exemplar sobrevivente ao maçarico) e fazer uma comparação com a Nº 21,você irá notar que as duas são do tipo 4-4-0,porém a Nº 1 tem as braçagens fixadas diretamente as rodas enquando que na Nº 21 as braçagens são fixadas nos contra-balanços,a Nº 1 é mais alta e estreita que a Nº 21 que é bem robusta,a Nº 1 é pouco mais larga que os dormentes da linha e as Nº 21 é bem mais larga que os dormentes,por isso as inside-frame (Nº 1,2,5,7,etc...) tomabavam mais facilmente devido ao equilíbrio não ser tão bom quanto as outside-frame (Nº 21,41,22,20,60,66,etc...),entendeu?

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