quinta-feira, 24 de março de 2011

O pessoal que não deixava o trem parar


 O que seria de um piloto de linha aérea sem o motorista do trator que reboca a aeronave antes do vôo?Simplesmente não daria pra ele voar.O mesmo acontece em uma ferrovia,não basta apenas ter a locomotiva,a linha,os vagões e o maquinista,existem alguns profissionais que raramente são lembrados mas suas funções dentro de uma ferrovia são de extrema importância,são eles os mecânicos,feitores,faxineiros,pessoal da via permanente,etc...
 Se uma locomotiva precisasse de manutenção era só chamar os mecânicos que eles resolviam,do mesmo modo que os trabalhadores de linha deixavam os latros,dormentes e desvios impecáveis.
 No ano passado eu frequentei alguns encontros de ferroviários da EFOM em São João del-Rei e todos os ex-maquinistas da bitolinha disseram que graças a turma da manutenção eles viajavam tranquilos pois não seria por falta de manutenção que o trem ficaria parado no meio de alguma viagem.Fiquem com algumas fotografias dessa turma que não deixava o trem parar...

Antigo Auto de Linha da bitolinha atravessando a Ponte do Rio Jacaré na linha do Paraopeba.Data e autor desconhecidos.


Locomotiva 60 da RFFSA com o guindaste engatado no fim do trem saindo de São João del-Rei pela linha de Antônio Carlos.Data e autor desconhecidos.

Trabalhadores com guindaste socorrendo uma locomotiva da bitolinha que tombou na linha.Data,local e autor desconhecidos.

Trabalhadores fazendo manutenção nas linhas em Ibituruna no início dos anos 1980.Foto do acervo de Hugo Caramuru.

Ferroviários (mecânicos,maquinistas,foguistas,etc...) na estação de São João del-Rei em maio de 1982.Autor desconhecido.

Ferroviários (mecânicos,maquinistas,foguistas,etc...) na rotunda de São João del-Rei em maio de 1982.Autor desconhecido.

Ferroviários (mecânicos,maquinistas,foguistas,etc...) na estação de São João del-Rei em maio de 1982.Autor desconhecido.

Ferroviários (mecânicos,maquinistas,foguistas,etc...) na estação de São João del-Rei em maio de 1982.Autor desconhecido.

Ferroviários (mecânicos,maquinistas,foguistas,etc...) na estação de São João del-Rei em maio de 1982.Autor desconhecido.

Ferroviários na estação de São João del-Rei em maio de 1982.Autor desconhecido.


Ferroviários (mecânicos,maquinistas,foguistas,etc...) na estação de São João del-Rei em maio de 1982.Autor desconhecido.

Ferroviários com a locomotiva Nº 21 na estação de São João del-Rei em maio de 1982.Autor desconhecido.

Ferroviários na estação de São João del-Rei em maio de 1982.Autor desconhecido.

Ferroviários em frente a locomotiva Nº 1 na estação de São João del-Rei provavelmente em maio de 1980.Autor desconhecido.

Ferroviários na estação de São João del-Rei em julho de 1980.Autor desconhecido.

Ferroviários na estação de São João del-Rei provavelmente em dezembro de 1980.Autor desconhecido.

Ferroviários no telhado da estação de São João del-Rei em abril de 1983.Autor desconhecido.

Ferroviários na estação de São João del-Rei em maio de 1982.Autor desconhecido.

Ferroviários trabalhando no girador da rotunda de São João del-Rei.Autor e data desconhecidos.

Ferroviários ao lado da locomotiva Nº 220 (bitola métrica) na rotunda de São João del-Rei.Autor e data desconhecidos.

Mecânicos em São João del-Rei.Autor e data desconhecidos.

Manutenção na locomotiva Nº 22 na oficina de São João del-Rei.Autor e data desconhecidos.

Ferroviários trabalhando na locomotiva Nº 68 na oficina de São João del-Rei.Autor e data desconhecidos.

Ferroviários trabalhando em um dos AMV's (desvio) da gare da estação de São João del-Rei provavelmente em 1984.Autor desconhecido.

Ferroviários em cima da locomotiva Nº 68 em São João del-Rei.Autor e data desconhecidos.

Trem VP (Via Permanente) retornando de algum trabalho entre São João del-Rei e Tiradentes.Foto de Bruno Campos.

4 comentários:

  1. Thiago, na vigésima primeira foto de cima pra baixo tem um tender com o número 115 nele. Se não me falha a memória, não há nenhuma locomotiva com esse número aqui em SJDR. É algum trem da Regional Belo Horizonte? Obrigado

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  2. Essa dúvida nem eu consegui solucionar,na verdade eu me esqueço de perguntar ao amigo do meu avô (o senhor que aparece a direita nessa foto) pois ele deve saber,mas lembre-se que a na época de EFOM e da RMV as locomotivas tinha números assim,por exemplo a atual 21 tinha o número 43 na época da EFOM,a atual 41 já foi 111,a atual 68 já foi 56,etc...
    Assim que tiver a resposta eu te digo.

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  3. Aquela vigésima primeira foto de cima pra baixo, não é um tender, é a traseira de um guindaste a vapor, da Regional Belo Horizonte, da bitola métrica.

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  4. Esses valorosos trabalhadores anônimos das nossas ferrovias não podem ser esquecidos!

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