Minha experiência na maquete em escala HO foi muito boa,tive alguma facilidade por causa de meus conhecimentos de carpintaria e eletrônica mesmo sendo muito primitivos,depois de "terminada" liguei o trem muitas vezes,a composição rodando naquele cenário típico de uma área rural me agradou muito mas a bitola do trem ainda me incomodava até que descobri a fabricante norte americana Bachmann,essa empresa fabrica trens em diversas escalas entre elas a N (1:160),HO (1:87) e On30 (1:48 com bitola estreita equivalente a real 762 mm).Só de ler já sabia que a locomotiva que eu tanto desejava poderia ser uma On30,baixei o catálogo no site do fabricante e encontrei uma American 4-4-0 outside-frame muito parecida com as da bitolinha e num fórum li que a locomotiva 22 de São João del-Rei serviu de protótipo para o modelo em escala.Pronto,tive que economizar dinheiro mais uma vêz para encomendar a tal locomotiva,encomenda essa que foi feita a loja Brasil Hobbies (excelente e muito competente no que faz).Como viria dos EUA,aproveitei o tempo de espera de cerca de um mês para pesquisar sobre as 4-4-0 outside-frame da bitolinha para decidir qual esquema de pintura eu faria na minha máquina,minha idéia inicial seria pintá-la como a 22 mas o Welber do blog Trilhos do Oeste me disse que as medidas da Bachmann fugiam um pouco do modelo da 22 mas que daria para eu pintá-la com as locomotivas 19 (que está em Curitiba),20 (que está em BH) ou a 21 (que está em São João del-Rei),escolhi a 21,só restava escolher entre os esquemas de pintura da EFOM,RMV,VFCO ou RFFSA,queria muito reproduzir o esquema da EFOM,mas como não tenho equipamentos adequados para pintura e tudo seria feito a mão,decidi fazer um esquema que na verdade não se encaixa em nenhum padrão oficial dessas operadoras que foi um que a locomotiva 21 usou no início dos anos 1980,nessa época a RFFSA pintou um logo da Oeste de Minas de amarelo na cabine da 21 e seu maquinista a enfeitou com estrelas de metal perto do faról.Consegui algumas fotografias e comecei a modificação,abaixo estão algumas fotos desse primeiro processo,nas próximas postagens irei mostrar como modifiquei o limpa-trilhos,o tender entre outros ítens.
|
Locomotiva Bachmann American 4-4-0 escala On30 do jeito que chega da fábrica. |
|
Locomotiva Bachmann American 4-4-0 escala On30 do jeito que chega da fábrica. |
|
Tender da locomotiva Bachmann American 4-4-0 escala On30 do jeito que chega da fábrica. |
|
Tender da locomotiva Bachmann American 4-4-0 escala On30 do jeito que chega da fábrica. |
|
Locomotiva Bachmann American 4-4-0 escala On30 do jeito que chega da fábrica. |
|
Começo da modificação,pintura das braçagens.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Ferramentas de pintura,repare no limpa-trilhos original que será modificado mais tarde.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Detalhe das peças.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Tender com o friso pintado de amarelo,repare no cartão postal com a foto da locomotiva 21.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Pintura do logotipo da Oeste de Minas na cabine,ficou um pouco tremida porque fiz a mão.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Rodas guia pintadas e recolocadas na locomotiva,número 21 já pintado no tender.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Locomotiva sem o limpa-trilhos e sem a tampa da caldeira que está passando por modificação.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Os dois domos em cima da caldeira ainda estão com os frisos brancos.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Minha sobrinha Giovana "pintando" o interior da cabine comigo.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Tampa da caldeira modificada.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Cabine removida para pintura de verde mais realístico do que o original de fábrica.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Par de estrelas que serão usadas para os enfeites perto do faról.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Enfeites de estrelas já colocados.Foto de Thiago Lopes de Resende. |
|
Foto da locomotiva 21 original da bitolinha em São João del-Rei provavelmente no início dos anos 1980,repare nos enfeites com estrelas perto do faról.Autor desconhecido. |
|
Locomotiva 21 com pintura comemorativa dos 100 anos da EFOM na estação de Prados em 1981. Foto Alberto del Bianco. |
|
Locomotiva 21 em frente a rotunda de São João del-Rei em época natalina.Data e autor desconhecidos. |
Muito bem. Parabéns pelo trabalho, ficou perfeito.
ResponderExcluirQue isso amigo,bondade sua,ainda tenho muito que aprender.Que bom que gostou,fique atento pois ainda vou falar sobre os vagões e cenários.Abraço!
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirtento fazer o mesmo
devagar
http://comboiosrigorosamentevigiados.blogspot.com/