quarta-feira, 30 de março de 2011

Bitolinhazinha - A locomotiva Parte I

 Minha experiência na maquete em escala HO foi muito boa,tive alguma facilidade por causa de meus conhecimentos de carpintaria e eletrônica mesmo sendo muito primitivos,depois de "terminada" liguei o trem muitas vezes,a composição rodando naquele cenário típico de uma área rural me agradou muito mas a bitola do trem ainda me incomodava até que descobri a fabricante norte americana Bachmann,essa empresa fabrica trens em diversas escalas entre elas a N (1:160),HO (1:87) e On30 (1:48 com bitola estreita equivalente a real 762 mm).Só de ler já sabia que a locomotiva que eu tanto desejava poderia ser uma On30,baixei o catálogo no site do fabricante e encontrei uma American 4-4-0 outside-frame muito parecida com as da bitolinha e num fórum li que a locomotiva 22 de São João del-Rei serviu de protótipo para o modelo em escala.Pronto,tive que economizar dinheiro mais uma vêz para encomendar a tal locomotiva,encomenda essa que foi feita a loja Brasil Hobbies (excelente e muito competente no que faz).Como viria dos EUA,aproveitei o tempo de espera de cerca de um mês para pesquisar sobre as 4-4-0 outside-frame da bitolinha para decidir qual esquema de pintura eu faria na minha máquina,minha idéia inicial seria pintá-la como a 22 mas o Welber do blog Trilhos do Oeste me disse que as medidas da Bachmann fugiam um pouco do modelo da 22 mas que daria para eu pintá-la com as locomotivas 19 (que está em Curitiba),20 (que está em BH) ou a 21 (que está em São João del-Rei),escolhi a 21,só restava escolher entre os esquemas de pintura da EFOM,RMV,VFCO ou RFFSA,queria muito reproduzir o esquema da EFOM,mas como não tenho equipamentos adequados para pintura e tudo seria feito a mão,decidi fazer um esquema que na verdade não se encaixa em nenhum padrão oficial dessas operadoras que foi um que a locomotiva 21 usou no início dos anos 1980,nessa época a RFFSA pintou um logo da Oeste de Minas de amarelo na cabine da 21 e seu maquinista a enfeitou com estrelas de metal perto do faról.Consegui algumas fotografias e comecei a modificação,abaixo estão algumas fotos desse primeiro processo,nas próximas postagens irei mostrar como modifiquei o limpa-trilhos,o tender entre outros ítens.


Locomotiva Bachmann American 4-4-0 escala On30 do jeito que chega da fábrica.

Locomotiva Bachmann American 4-4-0 escala On30 do jeito que chega da fábrica.

Tender da locomotiva Bachmann American 4-4-0 escala On30 do jeito que chega da fábrica.

Tender da locomotiva Bachmann American 4-4-0 escala On30 do jeito que chega da fábrica.

Locomotiva Bachmann American 4-4-0 escala On30 do jeito que chega da fábrica.


Começo da modificação,pintura das braçagens.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Ferramentas de pintura,repare no limpa-trilhos original que será modificado mais tarde.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Detalhe das peças.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Tender com o friso pintado de amarelo,repare no cartão postal com a foto da locomotiva 21.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Pintura do logotipo da Oeste de Minas na cabine,ficou um pouco tremida porque fiz a mão.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Rodas guia pintadas e recolocadas na locomotiva,número 21 já pintado no tender.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Locomotiva sem o limpa-trilhos e sem a tampa da caldeira que está passando por modificação.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Os dois domos em cima da caldeira ainda estão com os frisos brancos.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Minha sobrinha Giovana "pintando" o interior da cabine comigo.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Tampa da caldeira modificada.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Cabine removida para pintura de verde mais realístico do que o original de fábrica.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Par de estrelas que serão usadas para os enfeites perto do faról.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Enfeites de estrelas já colocados.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Foto da locomotiva 21 original da bitolinha em São João del-Rei provavelmente no início dos anos 1980,repare nos enfeites com estrelas perto do faról.Autor desconhecido.

Locomotiva 21 com pintura comemorativa dos 100 anos da EFOM na estação de Prados em 1981. Foto Alberto del Bianco.

Locomotiva 21 em frente a rotunda de São João del-Rei em época natalina.Data e autor desconhecidos.

3 comentários:

  1. Muito bem. Parabéns pelo trabalho, ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Que isso amigo,bondade sua,ainda tenho muito que aprender.Que bom que gostou,fique atento pois ainda vou falar sobre os vagões e cenários.Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei
    tento fazer o mesmo
    devagar
    http://comboiosrigorosamentevigiados.blogspot.com/

    ResponderExcluir