terça-feira, 5 de abril de 2011

Bitolinhazinha - Vagões Parte I

 Depois que comprei a locomotiva fiquei sem dinheiro para novas aquisições,porém na época do natal consegui comprar meus dois primeiros vagões e um deles era um vagão tanque que não foi operado pela bitolinha,eu já sabia disso e o comprei mesmo assim,na verdade o que me interessava era somente a prancha e os truques pois minha intenção seria transformá-lo em um vagão TB.
 O vagão em questão sempre me chamou a atenção,principalmente por não saber para que ele servia,mas com a ajuda do Welber (do blog Trilhos do Oeste) descobri se tratar de um vagão utilizado para transportar líquidos inflamáveis.
 A primeira coisa que fiz foi retirar o tanque com as escadas e alguns parafusos,ou seja,praticamente acabei com o vagão,depois com uma serra tico-tico cortei 4 pedaços de madeira para servir de estrutura e dar forma ao vagão,feito isso eu colei várias camadas de papel para revestir a estrutura,reinstalei o volante do freio em outra posição e modelei as novas escadas com pedaços de alfinete.Minha idéia desde o começo seria pintar cada vagão e cada carro com uma logomarca diferente representando cada fase desde a EFOM,então apliquei a pintura de fundo e depois pintei um "VFCO" nele e também escrevi "TB-4".Os próximos terão as logomarcas da RFFSA,RMV e EFOM.Fiquem com as fotos.

Foto mostrando dois vagões TB-4 em frente ao prédio da iluminação em São João del-Rei.Data e autor desconhecidos.

Vagão TB-4 engatado logo atrás da VFCO 39.Foto de Charles Small.

Vagão TB-4 na estação de São João del-Rei em 2010.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Vagão TB-4 na estação de São João del-Rei em 2010.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Desenho de um vagão TB-4 da bitolinha feito por Jonas Augusto.Desenho gentilmente cedido por Welber.

Vagão tanque Bachmann código 27147 do jeito que eu comprei.Foto do fabricante.

Vagão Bachmann já sem o tanque e com as estruturas de madeira colocadas em suas devidas posições. Foto de Thiago Lopes de Resende.

Vagão Bachmann já sem o tanque e com as estruturas de madeira colocadas em suas devidas posições. Foto de Thiago Lopes de Resende.

Vagão Bachmann já sem o tanque e com as estruturas de madeira colocadas em suas devidas posições antes de receber a cobertura de papel. Foto de Thiago Lopes de Resende.

Vagão Bachmann já revestido de papel em sua forma final. Foto de Thiago Lopes de Resende.

Vagão Bachmann com a escada e o volante de freio instalados. Foto de Thiago Lopes de Resende.

7 comentários:

  1. Ficou muito bom, hein? Que trabalheira deve ter dado. Parabéns, realmente esse tanque é muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou,deu um pouquinho de trabalho sim,mas nada que uma boa dose de paciência não desse conta.O tanque que retirei do vagão original vou usar pra fazer um tanque de abastecimento de óleo BPF similar aos que existiam (ou ainda existem) nas estações de Antônio Carlos,Aureliano Mourão,etc...

    ResponderExcluir
  3. Uau, ficou realisticamente igual! Parabéns!Admirei seu trabalho, porque não é todos os dias que se encontra alguém que tenta fazer uma réplica tão perfeita dos trens daqui de SJDR. É muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigo Rick,desculpe não ter respondido antes,mas é que ainda não me recuperei totalmente do choque de ter perdido uma amiga minha num acidente,mas quando eu estiver novamente motivado,publicarei outras modificações em vagões e carros da bitolinha que fiz em minha maquete.Obrigado e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. A, sinto muito. Obrigado pela dedicação e que Deus continue abençoando você e seu pequeno projeto de preservação ferroviária. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Eu é que agradeço,é somente da abênção de Deus que precisamos para tocar nossas vidas o resto a gente tenta dar um jeito,modelar a bitolinha realmente é prazeroso ainda mais sabendo que a maioria resolve modelar MRS,FCA,ALL,FEPASA,EFVM,etc...,mas eu sempre gostei muito da EFOM (e de suas sucessoras até a RFFSA)por isso resolvi tentar reproduzir essa ferrovia já bem esquecida em miniatura.
    Obrigado e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, você está totalmente certo, fazer um trabalho desses relativo á EFOM é realmente legal. Gostei muito de como ficou o TB-4, assim como o acabamento final de sua maquete. Se me permite, gostaria de fazer uma humilde sugestão: tente montar o vagão-boxe RFFSA SR-2 TD-15 que fica no pátio da estação, seria um ótimo acrésimo á sua composição. Abraço

    ResponderExcluir