quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cruz de Santo André

 Semana passada estava lendo sobre vários assuntos relacionados a Semana Santa quando li alguma coisa sobre cruzes,muita coisa eu já sabia como por exemplo,vários mártires condenados a crucificação pediram para não serem crucificados do mesmo modo que Jesus Cristo por não se acharem dignos,então eram crucificados de maneiras diferentes,São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo,etc...mas no que esse assunto se relaciona com uma ferrovia?Simples,existe uma placa colocada nos cruzamentos ferroviários que tem o nome de Cruz de Santo André,pesquisei sobre esse santo e descobri que ele não foi pregado e sim amarrado pelas mão e pés a uma cruz em forma de "X" permanecendo assim por nove dias até morrer.
 As placas que indicam um cruzamento em nível de via férrea com estrada,rua,etc...tem justamente esse formato de "X" da cruz de Santo André mas na posição deitada (seus quatro lados não formavam ângulos de 90°),pelo menos os primeiros modelos eram assim,inclusive até o começo dos anos 1980 as passagens de nível da bitolinha tinham esse formato,não sei como eram as primitivas placas mas deviam ser assim desde o começo,hoje o modelo usado é em forma de "X" mas com os lados formando ângulos de 90°.
 As antigas placas usadas na bitolinha tinha as incrições "PARE ESCUTE PERIGO OLHE" com cada uma dessas palavras escrita em cada braço da cruz,no modelo atual podemos ler "VIA FÉRREA CRUZAMENTO" escrito nos braços e logo abaixo do "X" encontramos uma placa quadrada ou retangular com os dizeres "PARE OLHE ESCUTE" e em alguns casos temos até a informação de quantas linhas cruzam aquele ponto (1 Linha,2 Linhas,etc...).
 É importantíssimo observar essas placas antes da travessia ou um acidente pode ocorrer,sempre por culpa do motorista ou pedestre.
Martírio de Santo André,note o formato da cruz.Fonte desconhecida.

Placa A-41 que indica cruzamento em nível.

Foto da demolição da primitiva igreja do Sr. Bom Jesus de Matosinhos na década de 1970,note a cruz de Santo André do modelo antigo no cruzamento da linha do trem com a Av. Josué de Queiróz.Autor desconhecido.

Cruz de Santo André numa passagem de nível na Av Leite de Castro perto da subida para a igreja de Dom Bosco,essa marca tranversal no asfalto pode ter sido exatamente o lugar onde havia um desvio que levava a linha até o interior da fábrica.Foto de Benito Mussolini Grassi.


Cruz de Santo André numa passagem de nível na Av Leite de Castro perto da ponte sobre o córrego do Lenheiro.Autor desconhecido.

Cruz de Santo André na passagem de nível em frente á Escola Estadual Aureliano Pimentel,um amigo meu me disse que quando a trem apitava era um alvoroço dentro da escola.Foto do acervo NEOM-ABPF.

Cruz de Santo André na passagem de nível da estação de Prados.Foto Alberto del Bianco.

Cruz de Santo André em Antônio Carlos.Autor desconhecido. 

Cruz de Santo André do modelo atual numa passagem de nível em Tiradentes.Autor desconhecido.

Cruz de Santo André do modelo atual na passagem de nível da última curva antes da estação de Tiradentes.Autor desconhecido.

Cruz de Santo André do modelo antigo ao fundo preservada dentro do museu ferroviário de São João del-Rei.Foto de Thiago Lopes de Resende.

Cruz de Santo André do modelo antigo preservada dentro do museu ferroviário de São João del-Rei.Foto de Leandro Moreira. 

Acidente envolvendo um ônibus com a locomotiva 60 por desrespeito a cruz de Santo André,local desconhecido.Foto do acervo de Hugo Caramuru.

Acidente envolvendo um caminhão da Coca-Cola com a locomotiva 41 na passagem de nível da Av. Josué de Queiróz,o foguista desse trem era o Valdomiro,ele me disse que a batida foi por volta das 10:00 horas de  um dia 4 de abril e que só se lembrava da data porque foi justamente no dia do seu aniversário,mas do ano ele não se lembra.O motorista do caminhão não obedeceu a cruz de Santo André e deu no que deu.Eu era bem pequeno e lembro que meu pai me levou pra ver essa batida.Autor desconhecido. 

2 comentários:

  1. Muito Obrigada pela informação, adorei seu blog. Tenho certeza que assim você ajuda muitas pessoas, tirando as dúvidas delas, e você soube explicar perfeitamente sobre a história da Cruz de Santo André.Parabéns pelo blog!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. O acidente com o caminhão da coca cola ocorreu em 1986, na praça Chagas Dória (praça da Igreja de Matosinhos), começo da Av. Josué de queiróz, sentido matosinhos BR 265, em São João del Rei, MG. Não houve vítimas, apenas danos materiais.
    De acordo com relatos de testemunhas, o motorista do caminhão,que era um chevrolet D60 caixa seca, tentou atravessar a passagem de nível mesmo com a aproximação do trem, errou na troca de marcha, pois notaram que o caminhão começou a tremer muito e perder velocidade em cima da linha férrea, quando então, foi atingido pela locomotiva.

    Foi bacana lembrar que esse acidente ocorreu no dia 4 de abril, pois eu me lembrava só do ano 1986 e mais nada.

    ResponderExcluir