quinta-feira, 14 de abril de 2011

Transportando passageiros

 Olá caros amigos,hoje vamos recordar ou conhecer o transporte de passageiros de Antônio Carlos até o Posto PBA,a viagem nesse trecho durava cerca de 6 horas,ou sejá 3 horas de Antônio Carlos até São João del-Rei e mais 3 horas até Aureliano Mourão,o Posto PBA era um ponto de baldeação da bitolinha com o trem da bitola métrica que poderia seguir de um lado para Divinópolis e do outro para Barra Mansa-RJ e ficava bem perto de Aureliano Mourão,funcionou de 1966 (devido a extinção da bitolinha até Divinópolis,passando o trecho para bitola métrica) até o final da bitolinha porém continuou operando como parada para os trens de bitola métrica da RFFSA até 1996.
 De todas as estações desse trecho,a única em que os trens não podiam passar direto era a de São João del-Rei,não havia um modo de um trem que estava chegando de Ibitutinga entrar direto na linha de Tiradentes,primeiro a composição entrava no complexo ferroviário de São João del-Rei,a locomotiva era desengatada dos carros e vagões,então era feita a monobra de reversão no girador ou no triângulo de reversão,aí sim a composição estava pronta para seguir de frente para qualquer uma das duas saídas da estação.
 Meu avô morava na roça e me contou que as únicas conduções nessa época eram cavalo,caminhão do leite e o trem,era comum o trem parar na estação de Ibitutinga e deixar uns pescadores lá do mesmo modo que vinham moradores de Ibituruna para fazer umas compras em São João.
 Só por curiosidade,em ambos os extremos da bitolinha podia-se fazer baldeação para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
 Uma pena isso tudo ter acabado,se pelo menos não tivessem arrancado os trilhos...


Embarque de passageiros na estação de Antônio Carlos.Autor desconhecido.

Homem sentado no chão da plataforma da estação de Campolide,talvêz esperando o trem.Autor desconhecido.

Composição de passageiros passando ao lado da antiga Usina de Ilhéus.Autor desconhecido.

Passageiros aguardando a chegada do trem na estação de Severiano de Resende.Autor desconhecido.
Embarque de passageiros em Barroso.Autor desconhecido.

Pessoas esperando o trem na estação de Prados.Autor desconhecido.

Essa foto é uma raridade,ela mostra os trilhos da bitolinha com os antigos desvios bem em frente a antiga Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos,até 1970 era possível ter essa visão passando de trem pela pracinha de Matosinhos.Autor desconhecido.

Um registro triste,a antiga Capela do Senhor Bom Jesus sendo demolida com a nova igreja ao fundo já sendo erguida,repare na cruz de Santo André do modelo antigo na passagem de nível.Autor desconhecido.

Após a travessia da praça de Matosinhos a composição passava pela estação Chagas Dória.Autor desconhecido.

Movimento no pátio da estação de São João del-Rei.Foto de Herbert Graf.

Depois de fazer a manobra de reversão o trem já poderia seguir viagem tanto de volta a Antônio Carlos quanto prosseguir para Aureliano Mourão (Posto PBA).Autor desconhecido.

Trem descendo a Av. Leite de Castro na chamada linha do sertão,rumo a Aureliano Mourão.Autor desconhecido.

Trem parado na estação de Ibitutinga,aqui ele é visto na posição de retorno para São João del-Rei,mas vale pelo registro.Autor desconhecido.

Movimentação de passageiros na estação de Congo Fino,aqui havia um triângulo de reversão para locomotivas.Autor desconhecido.

Passageiros aguardando a chegada do trem na estação de Nazareno.Autor desconhecido.

Aspecto da estação de Coqueiros num dia de chuva,essa estação era uma "irmã gêmea" da estação de César de Pina já que a planta era a mesma.Autor desconhecido.

Trem de passageiros parado na estação de Ibituruna.Autor desconhecido.

Depois de passar por Aureliano Mourão o trem seguia um pouco mais adiante e no Posto PBA os passageiros eram baldeados para Divinópolis ou Barra Mansa-RJ.Autor desconhecido.

Um comentário: