domingo, 28 de agosto de 2011

Estrada de ferro Oeste de Minas - 130 anos da inauguração

 Continuação da postagem anterior...

 Depois de todos os preparativos que aconteceram no sábado dia 27-08-1881 finalmente é chegado o dia da inauguração da ferrovia.Domingo dia  28 de agosto de 1881,na estação de Sítio todos aguardam a chegada do imperador Dom Pedro II e sua comitiva,eles chegam antes das 06:00h da manhã no trem da E.F. Dom Pedro II (Central do Brasil),um trem mais que especial da EFOM já está na estação,a locomotiva que irá tracioná-lo na viagem inaugural será a Nº 1,uma Baldwin American do tipo Montezuma com configuração inside-frame (sem contra-balanços) e o maquinista que terá a honra de conduzí-la será o Sr. Felipe Marcheti (uma vila e uma rua em São João del-Rei levam seu nome).
 Após a benção da nova estrada de ferro,a primeira genuinamente mineira,o trem deixa a estação de Sítio e parte para a outra ponta da linha,ou seja,São João del-Rei,dá até para imaginar a euforia das pessoas vendo pela primeira vez o tal "cavalo de ferro" soltando fumaça pelos verdes campos de Minas Gerais.
 O trem finalmente chega a São João del-Rei à noite,o apito e o sino da locomotiva anunciavam a chegada dos ilustres passageiros,depois do desembarque na estação de São João del-Rei a cerimônia ainda continuou com queima de fogos e apresentação da banda.
 Tudo ocorreu com o esperado e estava inaugurada a Estrada de Ferro Oeste de Minas.
 O restante da linha que culminaria em Barra do Paraopeba seria construída e inaugurada poucos anos mais tarde.
 Cem anos mais tarde,em 28 de agosto de 1981 foi inaugurado o museu ferroviário e a peça principal de seu acervo é a locomotiva Nº 1 que inaugurou a ferrovia,tal evento contou com a presença de descendentes da família Baldwin que vieram conferir o local com o maior número de locomotivas Baldwin's em plena atividade,vale lembrar que a linha da bitolinha da EFOM não é a única do mundo em bitola de 76 cm como dizem,é sim a única do Brasil,também não é a ferrovia mais antiga em funcionamento,é sim a mais antiga em funcionamento ininterrupto do mundo,outro fato que deve ser lembrado é que muitas pessoas e inclusive a mídia dizem que o trem turístico de São João del-Rei é "puxado por locomotivas da época do império",isso é a maior mentira pois as locomotivas que tracionam o trem turístico hoje foram fabricadas entre 1908 e 1919,ou seja,o Brasil já era uma república,mas existem locomotivas imperiais "preservadas" em São João del-Rei.

Fonte de pesquisa: "Uma Viagem pelos Trilhos da Centro Oeste" de Ricardo Coimbra  (ótimo livro)

Inauguração da EFOM (provavelmente a cerimônia de assinatura).Acervo do Arquivo Público Mineiro.

A locomotiva N° 1 na fábrica em abril de 1880.Foto Baldwin Locomotive Works.

A Nº 1 em 1972 como monumento estático na sede da Viação Férrea Centro-Oeste (VFCO) em Belo Horizonte.Foto de Guido Motta

A Nº 1 colocada na carreta que a traria de volta a São João del-Rei em 1979.

A Nº 1 em São João del-Rei em 1980,pouco antes de ser levada ao museu.Autor desconhecido.

A Nº 1 dentro do museu em 2010.Foto de Thiago Lopes de Resende.
 


8 comentários:

  1. Olá Thiago Boa Tarde!
    No domingo dia 28 estava eu na varanda de minha casa, apenas 30m do local onde ficava à placa do Km 28 da EFOM aqui em Barroso.
    Imaginando que no mês de agosto a EFOM estava aniversariando fazendo 130 anos de sua inauguração, como você, não pude deixar em branco, enviei mensagem para o blog Clube Amante da Ferrovia, quero parabenizá-lo por lembrar também porem, veja abaixo a mensagem a qual estou lhe enviando também.
    Abraços.
    Vicente
    Inauguração
    No dia 28 de agosto de 1881 era inaugurada pelo então imperador D. Pedro II, a Estrada de Ferro Oeste de Minas que contava então com as estações de Sítio hoje Antônio Carlos, Barroso, São José Del-Rei (posteriormente Tiradentes) e São João Del-Rei e ainda, seu material rodante, contava com: “quatro locomotivas, quatro carros de primeira classe, quaro de segunda, um de luxo, dois de bagagens, dois de animais, quinze vagões fechados, dez abertos e um carro guindaste”.
    São Cento e Trinta Anos, hoje é só saudades, moro bem próximo ao Km 48 do antigo leito da EFOM, hoje transformada em rua.
    Linha-tronco - 602 km
    • Antônio Carlos - Barroso 49 km 1880-1983
    • Barroso - Tiradentes 37 km 1881-1983
    • Tiradentes - São João del-Rei 13 km 1881-hoje. Trecho preservado.
    • São João del-Rei - Aureliano Mourão 104 km 1883-1983
    • Aureliano Mourão - Oliveira 69 km 1888-c.1960 passou para bitola métrica.
    • Oliveira - Divinópolis 84 km 1890-c.1960 passou para bitola métrica.
    • Divinópolis - São Gonçalo do Pará 27 km 1890-1965
    • São Gonçalo do Pará - Velho da Taipa 55 km 1891-1965
    • Velho da Taipa - Martinho Campos 72 km 1891-1964
    • Martinho Campos - Pompéu 36 km 1891-1962
    • Pompéu - Paraopeba 57 km 1894-1960
    Ramais
    • Chagas Dória - Águas Santas 12 km 1910-1966
    • Aureliano Mourão - Macaia 19 km 1887-c.1960 metre gauged.
    • Macaia - Riberão Vermelho 30 km 1888-1966
    • Riberão Vermelho - Lavras 9 km bitola mista com bitola métrica 1908-1965
    • Gonçalves Ferreira - Itapecerica 35 km 1891-c.1960
    • Gonçalves Ferreira - Cláudio 26 km 1912-c.1960
    • Velho da Taipa - Pitangui 5 km 1907-1964 - bitola mista com bitola métrica.
    • Barbacena - Campolide 10 km c.1923-1965
    PS: Os dados acima foram retirados da Wikipédia,
    a enciclopédia livre que todos podem editar.

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  2. Olá Thiago, boa tarde.

    Sou aluna do Curso de Turismo da Estácio de Sá em Nova Iguaçu - RJ e gostei muito do seu Blog. Muito explicativo e fala detalhadamente sobre a Maria Fumaça São João Del Rei.
    Estou terminando um trabalho sobre a Ferrovia Turística de São João Del Rei.
    Gostaria de te enviar umas perguntas. Você responderia pra mim?

    Obrigada.

    Luciana de Matos

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  3. Olá Luciana,fico feliz que tenha se interessado pela história dos trens da bitolinha de São João del-Rei,pode enviar as perguntas pelo blog ou se preferir pode ser por e-mail (loucoporaviao@gmail.com),eu não sei muita coisa,mas será um prazer compartilhar um pouco do meu conhecimento com você.
    Até mais!

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  4. Obrigada Thiago. Te encaminharei um e-mail.

    Até.

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  5. Tudo bem? Meu nome é Robson e eu criei um grupo no site Panoramio sobre a EFOM, quando possível faça uma visita.(http://www.panoramio.com/group/125314)Grande abraço!

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  6. Olá Thiago, gostaria de esclarecer que a foto da inauguração acima é da estação de Belo Horizonte da EFOM.

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  7. Gostaria de saber onde localizar no mapa o traçado dessa ferrovia de Tiradentes até Oliveira, em que cidade fica a estação Aureliano Mourão...ouentao enviar um mapa antigo por link

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  8. Olá Thiago! Belíssimo trabalho! Parabéns. Permita-me uma observação com relação a EFOM, que teve seu primeiro trecho inaugurado por D. Pedro II, no final de agosto de 1881. Acho um pouco estranha a afirmação de que ela é a mais antiga de Minas, uma vez que a Estrada de Ferro Leopoldina, criada em 1872, teve seu primeiro trecho (Porto Novo - Volta Grande), inaugurado em 08 de outubro de 1874. Será que é porque enquanto a EFOM tinha suas linhas somente em território mineiro e Leopoldina, embora nascida em Minas, tenha levado seus trilhos ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo? Ainda sobre a inauguração da EFOM - Um fato triste marcou a presença de D. Pedro II, em São João d’El Rei, para inaugurar a EFOM, o falecimento na manhã de 29 de agosto, do Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Império, Conselheiro Manuel Buarque de Macedo, que fazia parte da comitiva. O que era para ser uma festa, a da inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas, virou um velório. O Imperador inaugurou a EFOM, mas dispensou todos os festejos. Abraços fraternos! Clair Rodrigues - Ubá (MG).

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